História do Brasil

Este blog é um trabalho coletivo das concluintes do curso Normal do Colégio Sagrada Família, sob a orientação da professora Caroline Pacievitch. Nossa idéia é manifestar nossos interesses a respeito da história do Brasil recente, postando textos, vídeos, fotos e curiosidades a respeito do período que vai de 1930 a 2008.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Juscelino Kubitschek


Seu governo foi marcado por intenso e acelerado crescimento econômico, seu lema era "cinqüenta anos de progresso em cinco de governo".
Privilegiou o setor industrial com o Plano de Metas. Sua política econômica baseava-se na realização de investimentos diretos, na expansão industrial baseada nos bens de capital, e no aumento da produção e dependência externa.
A gestão de Juscelino foi marcada também pelo cumprimento de um ambicioso programa de obras públicas, em que se destacou a construção de Brasília, projetada pelo Oscar Niemeyer e pelo Lúcio Costa.
Ao final de 1960, Juscelino concluía seu mandato, tendo superado duas tentativas de golpe o levante de Jacareacanga e o de Aragarças.

7 Comentários:

Blogger 3 Normal disse...

Essa postagem foi feita pela aluna Laísa.

Obs: esqueci de colocar meu nome nela.

14 de novembro de 2008 às 18:14  
Blogger Caroline Pacievitch disse...

ehehe, ok Laisa. Faltaram as referências, vá em editar e pode acrescentar: seu nome, a referência do texto e a referência da foto.

Ah, muito bom o vídeo do post abaixo!

14 de novembro de 2008 às 18:45  
Blogger Unknown disse...

Por mais que JK tenha deixado como conseqüência a Dívida Externa para o Brasil, visão de levar o Brasil ao um desenvolvimento foi extremamente brilhante.

^^Jessica^^

14 de novembro de 2008 às 22:11  
Blogger 3 Normal disse...

Olá!
JK é conhecido por seus dois lados.
JK conseguiu um processo de rápida industrialização, tendo como carro-chefe a indústria automobilística, houve forte crescimento econômico, mas também um significativo aumento da dívida externa e inflação.
Vanderlúcia

15 de novembro de 2008 às 16:21  
Blogger 3 Normal disse...

JK, como é conhecido,foi o primeiro presidente a nascer no século XX e no entanto o último mineiro a se eleger por eleições diretas.
Carla e Edinéia

15 de novembro de 2008 às 22:51  
Blogger Unknown disse...

Reforçando: O Plano de Metas teve pleno êxito, pois no transcurso da gestão governamental a economia brasileira registrou taxas de crescimento da produção industrial (principalmente na área de bens de capital) em torno de 80%.
Pena as consequência que não foram nada boas desse plano como por exemplo a dívida externa.
Thaylise e Evelyn

19 de novembro de 2008 às 19:47  
Blogger 3 Normal disse...

JK foi muito ousado em seu governo,planejou Brasília para ser a capital do Brasil a qual é o grande símbolo de poder no exterior.Tinha em mente transformar o Brasil em um país industrializado, porem individou-se muito.

DAIANE E KATY

Bjs

21 de novembro de 2008 às 18:44  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial