História do Brasil

Este blog é um trabalho coletivo das concluintes do curso Normal do Colégio Sagrada Família, sob a orientação da professora Caroline Pacievitch. Nossa idéia é manifestar nossos interesses a respeito da história do Brasil recente, postando textos, vídeos, fotos e curiosidades a respeito do período que vai de 1930 a 2008.

domingo, 19 de outubro de 2008

Estado Novo - 1937 a 1945

Comemoração do Dia do Trabalho, Campo do Vasco –Operários Desfilam com o Retrato de Getúlio Vargas, foto daEmpresa Brasileira de Notícias de 1942, copiada da RevistaNosso Século - 1930-1945, Capítulo VIII – "O Estado Novo",da Editora Abril, págs. 172/173.
No dia 10 de novembro de 1937, o Presidente Getúlio Vargas anunciou ao país o Estado Novo, em cadeia de rádio. Alegando a existência de um plano comunista para a tomada do poder, Getúlio fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter se inspirado na Constituição da Polônia, de tendência fascista.
O Estado Novo foi um período autoritário que durou de 1937 a 1945. Foi instaurado por um golpe de Estado que garantiu a continuidade de Getúlio Vargas à frente do Governo Central, tendo a apoiá-lo importantes lideranças políticas e militares. O nome dado ao golpe era derivado do nome de outro semelhante, dado por Salazar em Portugal, alguns anos antes, que também estabeleceu naquele país um Governo de característica autoritária.
Fonte : http://www.marcillio.com/rio/hiregeno.html , acesso em 19/10/2008
^^Jessica^^

6 Comentários:

Blogger Caroline Pacievitch disse...

Parabéns pelo post, Jessica. Lembro a todas que o Plano comunista citado no post foi elaborado pelo grupo integralista (AIB) e recebia o nome de Plano Cohen.
Sugiro um post sobre o integralismo, há excelentes artigos sobre o Integralismo nos Campos Gerais.

20 de outubro de 2008 às 14:07  
Blogger 3 Normal disse...

Interessante, o desfile relacionado ao trabalho com a foto de Getúlio Vargas. Bem retratada, pois foi ele que garantiu os direitos dos trabalhadores através da constituição.

Mariane

21 de outubro de 2008 às 14:52  
Blogger 3 Normal disse...

Pena que este autoritarismo que Vargas tinha com relação ao poder o afastou em partes do governo. Autoritarismo este que conseguiu dar origem ao Plano Cohen.
Renata Paz

14 de novembro de 2008 às 16:34  
Blogger 3 Normal disse...

Excelente escolha do tema, bem interessante.
Getulio Vargas anunciava o Estado Novo, em cadeia de rádio. Iniciava-se um período de ditadura na História do Brasil. Alegando a existência de um plano comunista para a tomada do poder ( Plano Cohen ) Getúlio fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição
Getúlio foi quem garantiu através da constituição os direitos dos trabalhadores.
Vanderlúcia

15 de novembro de 2008 às 16:22  
Blogger Caroline Pacievitch disse...

Garantiu alguns dos direitos, não é, pois o direito de livre associação e a liberdade sindical estavam bem restritos.

Renata Paz, veja os comentários que fiz sobre o significado do Plano Cohen no post de cima, ok?

17 de novembro de 2008 às 12:37  
Blogger Unknown disse...

"No dia 10 de novembro de 1937, o Presidente Getúlio Vargas anunciou ao país o Estado Novo, em cadeia de rádio."

Interessante lembrar a forma como Getúlio chegava até a população, sua mameira de falar e como cita o trecho pelo "rádio"!!!
assim conseguia "entrar" na casa de todos os Brasileiros ganhando popularidade.
Thaylise e Evelyn

19 de novembro de 2008 às 21:11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial