História do Brasil

Este blog é um trabalho coletivo das concluintes do curso Normal do Colégio Sagrada Família, sob a orientação da professora Caroline Pacievitch. Nossa idéia é manifestar nossos interesses a respeito da história do Brasil recente, postando textos, vídeos, fotos e curiosidades a respeito do período que vai de 1930 a 2008.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O Plano Cohen
O Plano Cohen foi um documento divulgado pelo governo brasileiro em 30 de setembro de 1937, atribuído à Internacional Comunista, contendo um suposto plano para a tomada do poder pelos comunistas. Anos mais tarde, ficaria comprovado que o documento foi forjado com a intenção de justificar a instauração da ditadura do Estado Novo, em novembro de 1937.
Getúlio Vargas sempre se mostrou contra o socialismo, e usou este pretexto para o seu maior sucesso político - o golpe de 1937. O PCB, que surgiu em 1922, havia criado a Aliança Nacional Libertadora, mas Getúlio Vargas a declarou ilegal, e a fechou. Assim, em 1935 , a ANL (segundo alguns, com o apoio da Internacional Comunista Comintern) montou a Intentona Comunista, uma revolta contra Getúlio Vargas, mas que este facilmente conteve. Em 1937, os integralistas forjaram o "Plano Cohen", em que dizia-se que os socialistas planejavam uma revolução maior e mais bem-arquitetada do que a de 1935, e teria o amplo apoio do Partido Comunista da União Soviética. Os militares e boa parte da classe média brasileira, assim, apóiam a idéia de um governo mais fortalecido, para espantar a idéia da imposição de um governo socialista no Brasil. Com o apoio militar e popular, Getúlio Vargas derruba a Constituição, e declara o Estado Novo.
Fonte:educacao.uol.com.br/historia-brasil/plano-cohen.jhtm
Mariane e Rayane



7 Comentários:

Blogger 3 Normal disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

21 de outubro de 2008 às 15:28  
Blogger Unknown disse...

Getúlio se mostrou muito inteligente e um pouco oportunista ao expôr o "Plano Cohen" ao Brasil. Assim conseguiu continuar no poder através do "Estado Novo".

^^Jessica^^

25 de outubro de 2008 às 20:52  
Blogger 3 Normal disse...

Diz se delarar O Estado Novo com o golpe, no entando,era apenas um novo nome bonito, para designar a velha ditadura de sempre.

Carla Nadal
Edinéia Neves

9 de novembro de 2008 às 15:32  
Blogger 3 Normal disse...

Podemos chamar Vargas de estrategista, pois ele conseguiu usurfruir dos militares para dar o golpe e por em prática o Plano Cohen.
Renata Paz

14 de novembro de 2008 às 16:32  
Blogger vanderlucia disse...

Olá!
Ótimo o tema abordado!
O suposto plano para a tomada do poder pelos comunistas denominado Plano Cohen. Getulio Vargas mostra-se como um estrategista, agiu com grande inteligência, que consegue permanecer no poder através do Estado novo.

15 de novembro de 2008 às 13:28  
Blogger Caroline Pacievitch disse...

Renata Paz, tem certeza que o Getúlio Vargas tentou colocar em prática o Plano Cohen?
Lembre-se que esse plano foi forjado pelos Integralistas, que o redigiram como se fosse um plano dos comunistas para instaurar o socialismo no Brasil. Era um plano falso, apenas foi utilizado por Vargas como arma de propaganda para poder declarar estado de Sítio e evitar as eleições. Só então pôde colocar em prática seus próprios planos de governo, que não têm relações com o Plano Cohen.
Se continuar com dúvidas a respeito, volte a perguntar na aula, ok?

17 de novembro de 2008 às 12:35  
Blogger Unknown disse...

Destacando:
"Plano Cohen"
O plano foi utilizado pelo governo federal com o objetivo de aterrorizar a população e justificar um golpe de Estado que permitiria a Getúlio Vargas perpetuar-se na Presidência do país.
Thaylise e Evelyn

19 de novembro de 2008 às 21:06  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial