História do Brasil

Este blog é um trabalho coletivo das concluintes do curso Normal do Colégio Sagrada Família, sob a orientação da professora Caroline Pacievitch. Nossa idéia é manifestar nossos interesses a respeito da história do Brasil recente, postando textos, vídeos, fotos e curiosidades a respeito do período que vai de 1930 a 2008.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

COISAS QUE NINGUÉM PERCEBE

O termo revolução representa uma idéia de dominação para apagar outras propostas políticas que se expressaram no interior das lutas de classes. O vencedor da luta política em torno de 30 não pôde se expressar a não ser no fato de ter feito uma revolução ( que se apresentava como unitária e monolítica [ e ela] representa a idéia capaz de constituir o Estado-sujeito,legitimando ao mesmo tempo o poder político que encarna essa nova consciência). E tal idéia, suprimindo as propostas políticas de outras classes e frações de classe, refaz na memória o próprio lugar da história, legitimando ao mesmo tempo o poder político do vencedor.
Portanto a Revolução de 30 ocultou o percurso das classes sociais em conflito não apenas anulando a existência de determinados agentes, mas, principalmente, definindo enfaticamente o lugar da história para todos os agentes sociais.

Adaptado de: DECCA,Edgard Salvadore de.O silêncio dos vencidos:memória,história e revolução.5.ed.São Paulo:Brasiliense,1992.p.75-107.

Abraços a todas

Carla Nadal

Edinéia Neves

4 Comentários:

Blogger 3 Normal disse...

Excelente referência, meninas. Este livro do DeDecca é um marco na historiografia sobre a "Revolução" ou, para ele, o Golpe de 1930.

DeDecca traz uma nova perspectiva ao contestar o termo "revolução de 1930" e entendê-la como um golpe que impediu a fortificação dos movimentos operários rumo à revolução socialista no Brasil.

26 de outubro de 2008 às 09:20  
Blogger 3 Normal disse...

Revolução esta que trouxe consequências até os dias de hoje, é interessante a maneira como ele se refere às pessoas na Revolução de 30.
Renata Paz

14 de novembro de 2008 às 16:29  
Blogger Unknown disse...

A revolução de 30 foi uma quebra no esquema de indicação pelo atual presidente ao seu candidato predileto à assumir a presidência.
Também foi um golpe muito inteligente de Getúlio Vargas para assumir o poder.

^^Jessica^^

14 de novembro de 2008 às 21:42  
Blogger Unknown disse...

"Portanto a Revolução de 30 ocultou o percurso das classes sociais em conflito".
Coisas que como a Jessica disse trazem repercussões até os dias atuais.

Thaylise e Evelyn

19 de novembro de 2008 às 21:04  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial