História do Brasil

Este blog é um trabalho coletivo das concluintes do curso Normal do Colégio Sagrada Família, sob a orientação da professora Caroline Pacievitch. Nossa idéia é manifestar nossos interesses a respeito da história do Brasil recente, postando textos, vídeos, fotos e curiosidades a respeito do período que vai de 1930 a 2008.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O PASSADO E O PAPEL DO HISTORIADOR

Encontramos sobre a idéia de passado e o papel do historiador que a professora havia falado para nossa turma na aula de metodologia de história.
A idéia que temos de passado foi sendo construída ao longo do tempo e deve muito aos interesses ideológicos das classes dominantes. Pois o historiador não é apenas aquele que estuda os acontecimentos do passado, ele também estuda como a imagem do passado foi construída e chegou até nós. O objetivo então é mostrar que aquilo que acreditamos ser um acontecimento pode ser, muitas vezes, “um discurso de poder” para aceitarmos as coisas como foram em vez de questionar as lutas e derrotas dos oprimidos. É isso que expressa o trabalho de DeDecca, citado no post anterior. Mas existem também outras visões a respeito da história, produzidas principalmente da segunda metade do século XX, que mostram a multiplicidade de sujeitos históricos e as várias necessidades e desejos que conduziram as suas ações.
Baseado na apostila Expoente, com intervenções da professora.

beijos
Carla Nadal
Edinéia Neves

5 Comentários:

Blogger 3 Normal disse...

Oi meninas

Fiz algumas alterações no texto que vocês postaram com base na apostila do Expoente, pois algumas coisas estavam erradas lá. Eu mesma já arrumei. Se vocês tiverem alguma dúvida sobre algo que escrevi, façam um comentário aqui mesmo.

Parabéns por trazerem assuntos teóricos também.

26 de outubro de 2008 às 09:26  
Blogger 3 Normal disse...

"historiador não é apenas aquele que estuda os acontecimentos do passado, ele também estuda como a imagem do passado foi construída e chegou até nós."

è interessante este ponto de vista pois a consepção de historiador para muitas pessoas é muito vaga e poucos sabem o valor do estudo do passado para/com o presente.
Renata Paz

14 de novembro de 2008 às 16:25  
Blogger Unknown disse...

As classes dominantes tem um papel muito importante na construção da concepção de historiador pois são elas que incorporam a visão comentada pela Renata Paz.

^^Jessica^^

14 de novembro de 2008 às 21:51  
Blogger 3 Normal disse...

Olá!

Acredito que o papel do historiador é fazer uma reflexão do passado, para melhor compreender o presente. Propiciando muito mais a reflexão histórica em determinado momento da história brasileira.
Vanderlúcia

15 de novembro de 2008 às 16:23  
Blogger Unknown disse...

"Mas existem também outras visões a respeito da história"

É interessante lembrar que não existe apenas uma visão(versão) de um fato histórico, muito menos do próprio conceito de história.
Thaylise e Evelyn

19 de novembro de 2008 às 20:18  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial