História do Brasil

Este blog é um trabalho coletivo das concluintes do curso Normal do Colégio Sagrada Família, sob a orientação da professora Caroline Pacievitch. Nossa idéia é manifestar nossos interesses a respeito da história do Brasil recente, postando textos, vídeos, fotos e curiosidades a respeito do período que vai de 1930 a 2008.

sábado, 15 de novembro de 2008

26 de Junho, a passeata dos 100 mil


No dia 26 de junho de 1968, cerca de cem mil pessoas ocuparam as ruas do centro do Rio de Janeiro e realizaram o mais importante protesto contra a ditadura militar até então. A manifestação, iniciada a partir de um ato político na Cinelândia, pretendia cobrar uma postura do governo frente aos problemas estudantis e, ao mesmo tempo, refletia o descontentamento crescente com o governo; dela participaram também intelectuais, artistas, padres e grande número de mães.


Desde 67, o movimento estudantil tornou-se a principal forma de oposição ao regime militar. Nos primeiros meses de 68, várias manifestações tinham sido reprimidas com violência. O movimento estudantil manifestava-se não apenas contra a ditadura, mas também à política educacional do governo, que revelava uma tendência à privatização. A política de privatização tinha dois sentidos: era o estabelecimento do ensino pago (principalmente no nível superior) e outro, o direcionamento da formação educacional dos jovens para o atendimento das necessidades econômicas das empresas capitalistas (mão de obra especializada).Essas expectativas correspondiam a forte influência norte-americana exercida através de técnicos da USAID que atuavam junto ao MEC por solicitação do governo brasileiro, gerando uma série de acordos que deveriam orientar a política educacional brasileira. As manifestações estudantis foram os mais expressivos meios de denúncia e reação contra a subordinação brasileira aos objetivos e diretrizes do capitalismo norte-americano.




Joyce.

5 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Não sabia que a passeata era também em protesto aos EUA. Interessante esse lado da passeata.

^^Jessica^^

15 de novembro de 2008 às 17:06  
Blogger 3 Normal disse...

Ah, viram lá os acordos MEC-USAID que falei durante a aula?

rs... preciso assinar??

15 de novembro de 2008 às 19:40  
Blogger L.F.Cerri disse...

Olá alunas do Sagrada e Professora Caroline, parabéns pela iniciativa desse blog!
Se quiserem visitar meu blog também, ficarei honrado.
http://lfcronos.blogspot.com

(Prof. Cerri - DEHIS UEPG)

19 de novembro de 2008 às 15:10  
Blogger Unknown disse...

"Movimento estudantil manifestava-se não apenas contra a ditadura, mas também à política educacional do governo, que revelava uma tendência à privatização (dois sentidos)".

É importante destacar, pois vemos que a luta desse movimento não era apenas com a Ditadura, mas também existiam outros fatores que moviam esses estudantes.
Thaylise e Evelyn

19 de novembro de 2008 às 18:50  
Blogger Katy disse...

Essa passeata deu a entender que todos estão protestando em busca de melhoria na educação e na sociedade, onde todos estão unidos em um único objetivo, que é cobrar do governo mais recursos para o país.

Katy e Daiane

20 de novembro de 2008 às 18:26  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial