História do Brasil

Este blog é um trabalho coletivo das concluintes do curso Normal do Colégio Sagrada Família, sob a orientação da professora Caroline Pacievitch. Nossa idéia é manifestar nossos interesses a respeito da história do Brasil recente, postando textos, vídeos, fotos e curiosidades a respeito do período que vai de 1930 a 2008.

sábado, 15 de novembro de 2008

Edson Luís, o estudante morte durante a Ditadura Militar


1968. O mundo, em ebulição revolucionária, assiste aos protestos dos jovens contra a Guerra do Vietnã, o conservadorismo, o capitalismo e a Igreja. Na América Latina, Brasil e outros países vivem “anos de chumbo”, governados por ditaduras militares, apoiadas pelos EUA.


Neste cenário, há exatos 37 anos, no dia 28 de março, foi assassinado o estudante Edson Luís de Lima Souto, aos 16 anos, no Rio de Janeiro.


Naquele dia, os estudantes realizavam uma manifestação contra o aumento dos preços do restaurante Calabouço, criado para atender alunos carentes e custeado pelo governo. A Polícia Militar chegou ao local atirando, com ordem para “quebrar tudo” – desde 1964, a Lei Suplicy proibia mobilizações estudantis. Testemunhas contaram que Edson Luís, que nasceu no Pará e estudava no Rio de Janeiro, foi morto com um tiro à queima roupa. Diversos estudantes ficaram feridos e dois cidadãos foram atingidos pelos tiros “a esmo” dos policiais.


A morte de Edson Luís gerou uma onda de mobilizações e greves que se espalhou por todas as universidades do Rio de Janeiro e, logo, por todo o Brasil. Cerca de 50 mil pessoas acompanharam o enterro do estudante que se tornaria um mártir da luta contra a ditadura militar. A brutalidade e a inabilidade da polícia provocaram o repúdio até mesmo dos setores mais conservadores e da classe média. As cenas de violência, porém, estavam apenas começando.
Renata Eidam.

5 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Com certeza eu iria ficar completamente revoltada se isso acontecesse nos dias de hoje. Já pensou, você andando na rua, protestando sobre a situação de seu país e aí chega a polícia atirando e vc acaba morrendo por um tiro que um policial disparou?!?!

Detalhe, isso que a polícia é para defender a população. Imagine se não fosse.

Adorei o artigo, pois mostra bem a realidade.

^^Jessica^^

15 de novembro de 2008 às 17:05  
Blogger 3 Normal disse...

Só tem que corrigir a data, porque o acontecido foi a 40 anos já, o texto deve ter sido escrito três anos atrás.

Não poderia ter sido retirado de uma fonte melhor, para falar das atrocidades cometidas durante a Ditadura.

O Edson Luis, infelizmente, foi um alerta, hoje nenhum policial em sã consciência pensa duas vezes antes de trabalhar num protesto de estudantes...

Parabéns a Renata pela escolha do tema!

Prof. Caroline

15 de novembro de 2008 às 19:39  
Blogger 3 Normal disse...

O artigo retrata um caso comum na ditadura militar no entanto esse teve uma repercussão maior,pois atingiu um jovem de 16 anos que tinha a vida toda pela frente.
E foi morto brutalmente por querer reivindicar seus direitos que era simplesmente uma comida melhor, com preços mais módicos.
De fato, e fato realmente revoltante, algo inacreditável pois ele morreu pelas mãos de policial(pessoa na qual deveria proteger a população e não a matar)

muito bom o artigo.

Edinéia

16 de novembro de 2008 às 00:28  
Blogger Unknown disse...

Muito bom o artigo!!!
Queriamos complementar com uma música que encontramos e que retrata essa época "Anos de Chumbo".

http://letras.terra.com.br/face-da-morte/360733/

Thaylise e Evelyn

19 de novembro de 2008 às 19:01  
Blogger 3 Normal disse...

O Face da Morte é muito bom!!!!

E a última pergunta da letra da música não quer calar: quando vai ser apurada toda essa sujeira???

Prof. Caroline

19 de novembro de 2008 às 20:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial