História do Brasil

Este blog é um trabalho coletivo das concluintes do curso Normal do Colégio Sagrada Família, sob a orientação da professora Caroline Pacievitch. Nossa idéia é manifestar nossos interesses a respeito da história do Brasil recente, postando textos, vídeos, fotos e curiosidades a respeito do período que vai de 1930 a 2008.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Governo João Goulart


João Goulart (Jango) assumiu a presidência em 7 de setembro de 1961, sob o regime parlamentarista, e governou até o Golpe de 64, em 1º de abril. Seu mandato foi marcado pelo confronto entre diferentes políticas econômicas para o Brasil, conflitos sociais e greves urbanas e rurais. Seu governo é usualmente dividido em duas fase: Fase Parlamentarista (da posse em 1961 a janeiro de 1963) e a Fase Presidencialista (de janeiro de 1963 ao Golpe em 1964).

Plano Trienal - João Goulart realizou um governo contraditório. Procurou estreitar as alianças com o movimento sindical e setores nacional-reformistas, mas paralelamente tentou implementar uma política de estabilização baseada na contenção salarial. Seu Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social, elaborado pelo ministro do Planejamento Celso Furtado, tinha por objetivo manter as taxas de crescimento da economia e reduzir a inflação. Essas condições, exigidas pelo FMI, seriam indispensáveis para a obtenção de novos empréstimos, para a renegociação da dívida externa e para a elevação do nível de investimento.

Reformas de Base - O Plano Trienal também determinou a realização das chamadas reformas de base: reforma agrária, fiscal, educacional, bancária e eleitoral. Para o governo, elas eram necessárias ao desenvolvimento de um "capitalismo nacional" e "progressista".

O anúncio dessas reformas aumentou a oposição ao governo e acentuou a polarização da sociedade brasileira. Jango perdeu rapidamente suas bases na burguesia. Para evitar o isolamento, reforçou as alianças com as correntes reformistas: aproximou-se de Leonel Brizola, então deputado federal pela Guanabara, de Miguel Arraes, governador de Pernambuco, da UNE (União Nacional dos Estudantes) e do Partido Comunista, que, embora na ilegalidade, mantinha forte atuação nos movimentos popular e sindical. O Plano Trienal foi abandonado em meados de 1963, mas o Presidente continuou a implementar medidas de caráter nacionalista: limitou a remessa de capital para o exterior, nacionalizou empresas de comunicação e decidiu rever as concessões para exploração de minérios. As retaliações estrangeiras foram rápidas: governo e empresas privadas norte-americanas cortaram o crédito para o Brasil e interromperam a negociação da dívida externa.




Vanderlúcia Cordeiro Matos

5 Comentários:

Blogger Caroline Pacievitch disse...

Boa a postagem, Vanderlúcia, alguém poderia escrever um pouco sobre as Reformas de base?

15 de novembro de 2008 às 09:33  
Blogger Unknown disse...

- Reformas de Base:

· Reforma educacional, proibiu escolas particulares e 15% dos lucros nacionais seriam destinados à educação;

· Reforma tributária, os impostos seriam proporcionais ao lucro pessoal;

· Reforma urbana, as pessoas com mais de uma casa, teriam que dar as casas excedentes ao Governo, ou seja, vender as casas a preço baixos;

· Reforma Agrária, terras com mais de 600 hectares teriam que ser distribuídas, faria-se a Reforma Agrária;

· Reforma eleitoral, analfabetos passariam a votar.

Fonte:http://www.ficharionline.com/ExibeConteudo.php5?idconteudo=5734

Agora dá para entender a grande revolta da população em relação as Reformas propostas por Jango.

^^Jessica^^

15 de novembro de 2008 às 17:01  
Blogger 3 Normal disse...

Jango, foi deposto por um golpe de estado, organizado pelos altos escalões do exército.
E sobre sua morte, oficialmente diz-se que ele morreu de um ataque cardíaco, mas sua família e amigos mais próximos dizem que ele foi assassinado por agentes da operação condor.
abraços...
Carla e Edinéia

15 de novembro de 2008 às 23:02  
Blogger Caroline Pacievitch disse...

Oi Jéssica. Acho que a população mais pobre não se revoltou contra as reformas de Jango, pois seriam as maiores beneficiadas. Lembra da aula? Os grandes opositores de Jango eram os militares conservadores, parte da Igreja, parte da classe média e as classes mais altas.

Abraço

17 de novembro de 2008 às 12:27  
Blogger Unknown disse...

Falando um pouquinho sobre a fase parlamentarista podemos resaltar que instalação do parlamentarismo fez com que João Goulart não tivesse meios para aprovar suas propostas políticas. Mesmo assim, elaborou um plano de governo voltado para três pontos fundamentais: o desenvolvimento econômico, o combate à inflação e a diminuição do déficit público.
Thaylise e Evelyn

19 de novembro de 2008 às 19:32  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial