Jânio Quadros e Che
CPDOC/FGV. Arquivo Castilho Cabral.
O presidente Jânio da Silva Quadros condecorou Ernesto Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul em Brasília no dia 19 de agosto de 1961.A matéria da Folha de São Paulo descreveu assim a cerimônia:”Após a primeira parte de sua conferencia com “Che” Guevara, o sr. Janio Quadros condecorou o com a “Grã Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul”, em cerimonia realizada no Salão Verde do Palacio do Planalto. O presidente, de bom humor, atendeu aos pedidos dos fotografos de mudar para dois metros alem o local da entrega da comenda (por causa da luz) e tirou o microfone da Agencia Nacional para um lado, facilitando-lhes o serviço.”Veio o golpe militar de 1964 e o ditador de plantão, Marechal Humberto Castello Branco, resolveu rever as condecorações do governo Jânio Quadros. Che Guevara foi descondecorado pelo governo militar brasileiro.
Janaína.
Fonte: www.picturapixel.com/blog/?p=509, acesso em 14 de novembro de 2008.
4 Comentários:
As condecorações realizadas pro Janio Quadros eram somente para estabelecer relações diplomáticas com diversos países. Mas isso não deu muito certo, para a felicidade dos brasileiros e dos norte-americanos.
^^Jessica^^
Para a felicidade de alguns brasileiros, né Jéssica...
Eu não sabia que o Che tinha sido descondecorado. Será que alguém "recondecorou-o" depois? rs... Que chato isso...
Prof. Caroline
Olá!
Pode-se dizer também que Jânio Quadros era o político populista de direita, fez um governo problemático. Alinhamento com os socialistas (o que não aconteceu e fato). Teve perda de apoios. No ano de 1961 Che Guevara é condecorado pelo presidente Jânio Quadros.
Vanderlúcia
Existe alguma cerimonia de descondecoração...?((brincadeira))
É condecoração teve uma repercussão ruim. Os opositores aproveitaram o fato e o transformaram em uma tempestade em copo d'água.
Thaylise e Evelyn
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial